domingo, 12 de setembro de 2010

Pode Um Adventista Ficar Endemoninhado?


Pode Um Adventista Ficar Endemoninhado?
RODRIGO NASCIMENTO
 
A Bíblia nos mostra claramente a natureza do conflito em que nós, cristãos, estamos envolvidos: "Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do Seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do Diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e, sim, contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes" (Efésios 6:10-12).

Sim. Esta é uma luta contínua, ininterrupta, travada no campo espiritual contra rebeldes cósmicos (Apocalipse 12:7-10) que, expulsos do Céu, aqui fincaram bandeira e estabeleceram sua base militar interplanetária (Apocalipse 12:12).

"Se há uma coisa que eu gostaria de colocar na cabeça de cada crente", afirma Dean Sherman, "é este fato: Nossa batalha é constante. Essa guerra está sendo travada vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana e cinqüenta e duas semanas no ano. Satanás não tira folga nos fins de semana, nem nos feriados, e nunca adoece. Ele procura incessantemente corromper a obra que Deus realiza em nós, e a que Ele deseja operar no mundo por nosso intermédio".1

Deus, através de Sua Palavra, nos convoca a uma ação responsável nesta guerra entre o bem e o mal. Para tanto, além de tornar clara a natureza do embate, nos apresenta as estratégias do inimigo, ardis e sofismas, e, também, como podemos rechaçar seus ataques e vencê-lo. Quanto às primeiras, a Bíblia faz um poderoso alerta: "Sede sóbrios e vigilantes. O Diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar" (I Pedro 5:8).

O Segredo da Vitória

Conquanto esta seja uma luta sem trégua e estejamos empenhados, ao que tudo indica, nas batalhas finais deste conflito milenar, momento em que o inimigo redobra todos os esforços para nos derrotar, não é preciso ninguém ficar preocupado ou, muito menos, desesperado com esta situação. A Bíblia dá total segurança ao crente fiel, pois "o Filho de Deus Se manifestou para destruir as obras do diabo" (1 Jo 3:8), e "Maior é Aquele que está em vós do que aquele que está no mundo" (1 Jo 4:4).

Nosso Senhor Jesus venceu e, desta forma, cravou a bandeira da vitória na cidadela de Satanás. Sua vitória tornou-se, assim, a nossa vitória: "... e da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da Terra. Àquele que nos ama, e, pelo Seu sangue, nos libertou dos nossos pecados" (Apocalipse 1:5).

Não é à toa que, na seqüência do relato do início deste conflito cósmico, encontramos a descrição da vitória conquistada pelas forças do bem: "Eles, pois o venceram [venceram Satanás e suas hostes] por causa do sangue do Cordeiro..." (Apocalipse 12:11).

Isso nos leva a afirmar que a vitória - do ponto de vista espiritual e divino - não é para ser ganha, ela já foi conquistada. Portanto, precisa ser apenas mantida. "Entretanto, se não estivermos seguros de nossa salvação, nunca conseguiremos resistir confiante e resolutamente às potestades das trevas. Se não estivermos assentados e descansados perante o Senhor, cientes de nossa posição em Cristo, confiados na maravilhosa graça de Deus, que é poderoso para nos guardar de tropeços, se não estivermos andando com consciência pura, não conseguiremos ficar firmes contra as forças espirituais do mal".2

Trocando em miúdos, o segredo da manutenção desta vitória é encontrado numa pequena palavra, a preposição "em": "Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais, em Cristo". "Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo" (Efésios 2:13). "E o meu Deus, segundo a Sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades" (Filipenses 4:19).

O segredo da vitória encontra-se na permanência (ou união) do humano (vacilante, fraco, sujeito ao fracasso) com o Divino (imutável, poderoso, invencível e vitorioso): "Permanecei em Mim, e Eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em Mim" (João 15:4).

Sem Meio Termo

Isso posto e plenamente estabelecido, verificamos que, do ponto de vista espiritual, só há duas posições: Os que "estão" em Cristo e os que "não estão" em Cristo: "Quem não é por Mim é contra Mim; e quem comigo não ajunta espalha" (Mateus 12:30).

"Aquele que diz que permanece nEle, esse deve também andar assim como Ele andou", lembra João, o discípulo amado (I João 2:6). Mais adiante, ele completa o quadro: "Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no maligno" (I João 5:19).

Por estes textos que acabamos de ver, concordo plenamente com o Pastor Alejandro Bullón quando ele diz que "Não é preciso ninguém ficar com a boca espumando ou com uma força descomunal para estar endemoninhado". Esta é a primeira parte da resposta à pergunta que forneceu o título para este intrigante artigo...

A segunda, partindo dessa conclusão da primeira, é que muitos de nós confundimos "manifestação" (ficar espumando, fala tenebrosa, força descomunal, etc.) com "ficar endemoninhado" (estado). Portanto, chegamos, agora, inapelavelmente, a duas outras conclusões bíblicas:

1) Todos aqueles que não "estão em Jesus", que não vivem uma vida de íntima comunhão com Jesus, estão endemoninhados - quer estejam conscientes ou não do fato, quer estejam agindo de forma "tenebrosa" e "assustadora", ou não. Afinal, como vimos, "o mundo inteiro jaz no maligno" (I João 5:19). Ou somos "guiados pelo Espírito de Deus" (Romanos 8:14), ou seremos controlados e manipulados pelos "espíritos enganadores", espíritos demoníacos (I Timóteo 4:1; Apocalipse 16:13-14).

2) Aqueles que vivem em comunhão íntima e constante com Jesus e que são, portanto, habitação do Espírito Santo, não têm o que temer a esse respeito: "Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, aquele que nasceu de Deus o guarda, e o maligno não lhe toca" (1 Jo 5:18). Ora, se o maligno nem pode tocar naquele que é nascido de Deus, como vai habitar nele? É biblicamente impossível".3

Num dos seus livros, o teólogo e escritor Paulo Romeiro conta que, certa ocasião, o também escritor e pastor Caio Fábio foi chamado para expulsar o demônio de um pastor, que vivia uma vida de completa desobediência a Deus. Depois de liberto, o pastor perguntou o que lhe havia acontecido e se é possível um crente ficar possesso.

Esta foi a resposta enfática do reverendo Caio Fábio: "Expliquei-lhe que pastor fica, crente [cristão genuíno, pessoa convertida] não; presidente de denominação fica, crente não; gente que dá show em plataforma fica, crente não; crente batizado, selado no Espírito Santo da promessa, habitado pelo Senhor Jesus, pode até ficar opresso, pressionado. O diabo pode tentar, induzir, cercar, angustiar, pode tocar na carne, mas possuir a consciência de um ser que foi comprado e lavado pelo sangue de Jesus, nunca!".4

A esta altura, concluindo este artigo, lembro aqui aquela brincadeirinha de criança - adivinhação - em que é feita a seguinte pergunta: "Por que o cachorro entrou na igreja?" Enquanto as pessoas coçam a cabeça, ficam queimando os neurônios, as crianças mais do que depressa respondem: "Porque ele achou a porta aberta!"

Já fui chamado a atuar em vários casos de manifestação demoníaca nestes mais de 20 anos de Ministério, e, portanto, respondo "sim", com convicção, à pergunta que dá título a este artigo. Pode, sim, um adventista ficar endemoninhado! Como pode, também, um batista, presbiteriano, luterano, católico, metodista ou membro de qualquer outra denominação religiosa. Basta apenas "deixar a porta aberta" para o inimigo: Deixar de orar e vigiar, interromper a comunhão com Jesus.

Aliás, foi isso que o próprio Jesus deixou claro ao advertir-nos dos perigos da negligência espiritual: "Esta nação má é igual a um homem possesso de demônio. Porque se o demônio for embora, vai para os desertos durante algum tempo, procurando repouso, sem achar. Então diz: "Vou voltar para o homem de quem saí". Assim ele volta e encontra o coração do homem limpo, mas vazio. Então o demônio vai buscar outros sete espíritos piores do que ele mesmo, e todos entram no homem e ficam morando nele. Desta forma ele fica numa situação bem pior do que antes" (Mateus 12: 43-45, A Bíblia Viva).


Referências:

1. - Dean Sherman, Batalha Espiritual, pg. 36.
2. - Idem, pg. 33.
3. - Paulo Romeiro, Evangélicos Em Crise, pg. 133.
4. - Idem, pg. 127.

Nenhum comentário:

Postar um comentário