sábado, 6 de novembro de 2010

A Trindade






Gostaria de entender melhor o que a Bíblia diz sobre a Trindade.






A TRINDADE

Você gosta de ficar só? Por quanto tempo? Já imaginou se você nunca, em hipótese alguma, tivesse qualquer tipo de relacionamento, com ninguém?
Por que o ser humano não é uma ilha? Dependemos muito dos nossos semelhantes. Quando observo a natureza, penso que somos uma das espécies mais interdependentes. Muitos mamíferos, poucas horas após o nascimento já são capazes de andar, correr, saltar e pular. Existem animais que quando nascem nunca vêm os pais, porque estes já se foram há muito tempo. Mas você já observou o quanto um bebê demora para ser capaz de sobreviver sem a assistência de alguém? Anos! Tempo maior que a existência completa de muitos outros seres vivos.
Mesmo depois que o cidadãozinho já e capaz de andar com as próprias pernas ele continua dependente da família. Ainda que consiga se manter, vai sempre buscar ter a companhia de alguém. Todos têm família!
Por que o ser humano é tão dependente? Todo estudante tem sua turma, todo trabalhador tem seus colegas, todo jovem tem sua galera... E ainda vivemos arrumando desculpas para nos relacionarmos mais. Os diplomas e as condecorações são entregues em grandes reuniões, as competições reúnem milhares, as produções nos trazem a interdependência, os planejamentos são feitos acompanhados de refeições... E por falar em refeições, quantas delas não são criadas somente com o objetivo dos encontros! Enquanto as palavras “jantar” e “encontro” parecem ser sinônimas, tomar uma refeição sozinho pode lembrar solidão.
Por que a solidão é tão triste? O pior castigo que se pode aplicar a alguém é o isolamento, por quê? Pense comigo, o ser humano foi criado para ficar só? Assim que terminou de criar o homem Deus disse não é bom que o homem esteja só (Gênesis 2:18). Sabe qual a razão? É que o ser humano foi feito à imagem e semelhança de Deus (Gênesis 1:26 e 27), e Deus é um ser relacional. A Bíblia não diz que Deus é amor (1 João 4:8)? Por aí nós percebemos que Deus não é sozinho, pois como seria amor se fosse sozinho? Não existe amor sem relacionamento.
O ser humano é relacional através do matrimonio, da família, das atividades que realiza, etc. Mas e Deus? Como foi possível um Deus único ter estado se relacionando com alguém desde o inicio da eternidade? Antes de ter criado qualquer um dos seres, Ele já não era amor? Sendo amor, se relacionava com quem? Acontece que, ao mesmo tempo em que Deus é Único Ele é Triúno:

Será que a Bíblia está se contradizendo? Como é possível Deus ser Único e Triúno? Este é um conceito que pode ser chamado de “unicidade na pluralidade”. Isto pode ser ilustrado pela mesma figura do relacionamento humano, o matrimônio. Vamos comparar Gênesis 2:24 com Deuteronômios 6:4:
Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR (Deuteronômio 6:4).
Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma carne (Gênesis 2:24).
As palavras sublinhadas nos dois versículos, no original hebraico são a mesma: “echad”, que, ao pé da letra, significa “um entre outros”. Do mesmo modo que Deus é “único”, “no sentido plural”, Adão e Eva eram “uma só carne” no “sentido plural”. Tanto Deuteronômio 6:4 quanto Gênesis 2:24, apresentam uma unicidade na pluralidade. Se Moisés quisesse mostrar uma única unidade de ser ele teria usado a palavra yachid, que daria o sentido de um único ser.

Três seres divinos distintos, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, formam uma única divindade. Não existem três deuses, mas Deus são Três seres que se relacionam. Em um conselho que Paulo deu aos cristãos, ele cita o trio divino, em uma ordem que, em grego, parece até estar alfabética (Espírito Santo, Jesus, Pai): ... somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação; há umSenhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos (Efésios 4:3-6).
O Espírito Santo
Na criação os três seres da divindade estavam envolvidos. No princípio, criou Deus os céus e a terra. A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas (Gênesis 1:1 e 2). Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança;(Gênesis 1:26). Mas, primeiro ser da trindade mencionado especificamente na Bíblia é o Deus Espírito Santo (Gênesis 1:2).
A Palavra de Deus afirma que o Espírito Santo não é uma força ou poder impessoal. Olhe o que Jesus falou dEle: Ele Me glorificará... e há de anunciar (João 16:14). Os primeiros cristãos o consideravam neste nível: Pareceu bem ao Espírito Santo e a nós (Atos 15:28). Naquela época Ele dirigia os interesses da igreja: Disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado (Atos13:2).
A Bíblia cita diversas atividades realizadas pelo Espírito Santo que não podem ser executadas simplesmente por um poder, e vários atributos de caráter que Ele possui, que são exclusivos de um ser que possui identidade própria. A mais forte destas características está revelada na forma que Jesus apresenta o Espírito Santo à humanidade.
Ao apresentar o Espírito Santo, Jesus O identificou como “outro Parakletos” (João 14:16). Essa palavra grega tem sido traduzida como “Ajudador”, “Confortador”, “Consolador”, “Conselheiro” e pode também significar “Intercessor”, “Mediador” ou “Advogado”. Além do Espírito, o único Parakletos mencionado nas Escrituras é o próprio Cristo (Nisto Cremos (Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 1997), 94).
Quando Pedro disse a Ananias que ele havia mentido ao Espírito Santo ele disse que Ananias na realidade havia mentido a Deus. Então, disse Pedro: Ananias, por que... mentisses ao Espírito Santo? ...não mentiste aos homens, mas a Deus. (Atos 5:3 e 4). Ananias mentiu ao Deus Espírito Santo.
Esta pessoa amiga é plenamente Deus. Ele participou da Criação (Gênesis 1:2), tem existência eterna (Hebreus 9:14), está em todos os lugares ao mesmo tempo (Salmo 139:7), sabe todas as coisas (1 Coríntios 2:10 e 11). Somente um Deus pode ser criador, eterno, onipresente, onisciente e ter outras características tão sublimes.
Depois que Jesus subiu ao Céu, o Espírito Santo passou a ser o atual representante da divindade junto à humanidade. Jesus disse: Rogarei ao Pai e Ele vos enviará outro Consolador, o Espírito da verdade (João 14:16), e eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século (Mateus 28:20).
O Espírito de graça trabalha em favor dos crentes (Hebreus 10:29), aplicando a salvação de Cristo à nossa vida. Como revelador, Ele nos convence do pecado (João 16:8), nos guia em toda a verdade (João 16:13), e nos faz lembrar todas as coisas (João 14:26) que Jesus ensinou.
Deus espera que os crentes estejam cheios do Espírito Santo (Atos 13:9), para que a proclamação do evangelho alcance os confins da Terra (Atos 1:8).
O Filho
Este ser divino sempre existiu durante a eternidade. No princípio era o Verbo (Jesus), e o Verbo(Jesus) estava com Deus, e o Verbo(Jesus) era Deus (João 1:1). Mas um dia o Verbo (Jesus) se fez carne e habitou entre nós (João 1:14).
Você sabe por que, popularmente se diz que quem precisa ver pra crer é um verdadeiro Tomé? Quando Jesus havia aparecido para os discípulos, após a ressurreição, Tomé não estava, e depois quando lhe contaram o ocorrido ele não acreditou. Passados oito dias, estavam outra vez ali reunidos... veio Jesus, pôs-se no meio e... logo disse a Tomé: Põe aqui o dedo e vê as minhas mãos... não sejas incrédulo... Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu e Deus meu! (João 20:26-28). Jesus aceitou esta adoração de Tomé, por ser realmente o Emanuel, que quer dizer: Deus conosco (Mateus 1:23).
A segunda pessoa da divindade se fez homem para ser um mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem (1 Timóteo 2:5). Portanto, pela revelação do que Está Escrito vemos que Ele é plenamente homem e plenamente Deus ao mesmo tempo.
Foi por Jesus que Deus fez o universo (Hebreus 1:1) e todas as coisas foram feitas por intermédio dEle (João 1:3). Ele se declarou profeta (Lucas 13:33), e no livro de Hebreus Paulo o revela como nosso sumo sacerdote.
Este Jesus é a pedra angular. Não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos (Atos 4:11 e 12). E para sempre o Seu reino será reino eterno, e todos lhe servirão (Daniel 7:27).
O Pai
Não temos nós todos o mesmo Pai? Não nos criou o mesmo Deus? (Malaquias 2:10). Embora Deus seja nosso Pai por ter nos criado, ninguém jamais viu a Deus (1João 4:12). Ainda que não queiramos ser filhos do nosso Pai celeste, ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos (Mateus 5:45). Mas o seu propósito para a nossa vida é nos salvar: Olhai para mim e sede salvos, vós, todos os limites da terra; porque eu sou Deus, e não há outro (Isaías 45:22). Foi por isto que sacrificou-se e deu Seu Filho unigênito (João 3:16). É Ele que te conduz ao arrependimento (Romanos 2:4).
Nos tempos do antigo Israel Deus habitou no meio deles através de um santuário que lhes pediu que construíssem (Êxodo 25:8). No Novo Testamento Deus Se revelou através de seu Filho, quando o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai (João 1:14), pois o próprio Jesus declarou: Quem me vê a mim vê o Pai (João 14:9).
E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai! (Gálatas 4:5 e 6).
Nós recebemos a adoção do Pai! E ele quer tanto se relacionar conosco que em Sua casa há muitas moradas (João 3:16) nos aguardando, porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai, assentado à direita do Todo-Poderoso, com os seus anjos (Mateus 16:27; 26:64). E, assim, estaremos para sempre com o Senhor (1Tessalonicenses 4:17)!
Que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a presença do Espírito Santo estejam com todos vocês!
2Coríntios 13:13

Nenhum comentário:

Postar um comentário