segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Israel moderno- o cumprimento da profecia?

 Por Samuele Bacchiocchi

Muitos cristãos evangélicos acreditam que o estabelecimento do estado de Israel em 1948 foi o cumprimento de inúmeras profecias do Antigo Testamento sobre a restauração de Israel à sua terra natal e que este por sua vez, revela a proximidade do arrebatamento, a tribulação ea volta de Cristo. Hal Lindsey afirma que a restauração política de Israel em 1948 é "o sinal mais importante profética para anunciar a era da volta de Cristo."
Estabelecimento de Israel como uma nação é realmente um acontecimento mais notável, e não é de estranhar que muitos cristãos e judeus vêem nele um cumprimento das profecias do Antigo Testamento. Vamos examinar algumas dessas profecias para ver o que eles dizem. Dois em particular se destacam.
A primeira é a promessa de Deus a Abraão que seus descendentes herdariam a Palestina para sempre. "'Toda a terra que você vê", "Deus disse:" Darei a você ea sua descendência para sempre "e" "toda a terra de Canaã, onde você está agora um estrangeiro, darei como uma eterna posse, a ti ea tua descendência depois de vós, e eu serei o seu Deus "(Gênesis 13:15, grifo do autor; 17:8, grifo do autor).
Em segundo lugar está a promessa de Deus a Davi: "" A tua casa e teu reino durará para sempre diante de mim, eo teu trono será estabelecido para sempre "" (2 Samuel 7:16). Deus repetiu esta promessa ao filho de Davi, Salomão, que lhe sucedeu como rei, acrescentando: "" Você nunca deve deixar de ter um homem para governar sobre Israel "(2 Crônicas 7:18, ver também Jeremias 33:17, 20 -26).
As promessas são condicionais
Não há dúvida de que Deus queria que Israel a viver na Palestina para sempre e que seu plano era de dinastia de Davi para continuar intacto para sempre. No entanto, a promessa era condicional à obediência às exigências de Israel a sua aliança. A promessa feita a Abraão e seus descendentes não só que eles herdarão a terra para sempre, mas também que Ele seria o seu Deus. E depois Deus disse a Abraão: "Quanto a você, você deve manter a minha aliança, tu ea tua descendência depois de ti para as gerações vindouras" (Gênesis 17:9).
A natureza condicional das promessas de Deus é talvez o mais indicado em Jeremias 18:9, 10, onde o Senhor declara: "Se. . . Eu anuncio que uma nação ou reino deve ser construído e plantado, e se faz o mal diante dos meus olhos e não me obedecer, então eu vou reconsiderar o bem que eu tinha a intenção de fazer por ela. "
A promessa de Deus para Davi e Salomão que sua dinastia seria estabelecido para sempre e que nunca falta um de seus descendentes de se sentar no trono de Israel foi claramente condicionada à obediência. Israel não era um reino para a maioria dos últimos dois milénios, nem teve um descendente de Davi como seu rei desde o cativeiro pelos babilônios 600 anos antes de Cristo!
A alegação de que a restauração de Israel moderna como nação é um cumprimento da profecia bíblica ignora completamente o princípio de que as promessas de Deus estão condicionadas à obediência. De uma perspectiva cristã, a desobediência primária de Israel tem sido a sua recusa de crer em Jesus como o Messias há quase dois mil anos.
Restauração de incredulidade?
Aqueles que vêem Israel moderna como um cumprimento da restauração de Deus promete apelar para certas passagens do Antigo Testamento, que dizem que ensinam que os judeus têm de ser recolhidos de volta à sua terra em um estado de descrença, e somente após a sua restauração vão aceitar a Cristo como o Messias. Um desses textos é Ezequiel 22:17-22, onde Deus diz que "'" [Eu] te recolherá na minha ira eo meu furor "."
No entanto, "recolha" de Deus para os judeus na sua ira e indignação não se refere a um retorno à Palestina, mas para o julgamento de Deus sobre a sua desobediência, que teve lugar no momento da invasão babilônica. O objetivo deste encontro foi para julgamento, e não de restauração. Ezequiel 22:21 deixa isso claro. Nesse verso, Deus diz: "" Vou reunir você e explodir em você com o fogo do meu furor, e sereis fundidos no meio dela "" (NVI) .* Não há nada aqui sobre a restauração para a Palestina.
Outro texto que é frequentemente citado para apoiar a visão de retorno na incredulidade é Ezequiel 36:24, 25 "," Por vos tomarei dentre as nações, eu vos congregarei de todos os países e trazê-lo de volta em seu própria terra. Eu espalharei água pura sobre vós, e será limpo; eu vos purificar de todas suas impurezas e de todos os seus ídolos "" "O fato de que a promessa de restauração territorial precede a limpeza espiritual do povo nesta passagem é. entende-se que os judeus voltarão à Palestina na incredulidade e depois eles serão purificados e redimidos.
Um grande problema com esta interpretação é que ela voa em face de numerosas outras declarações bíblicas em que Deus disse aos israelitas que Ele iria restaurá-los do cativeiro por nações estrangeiras, quando e se eles se arrependeram (ver, por exemplo, Deuteronômio 30:1 -5; Isaías 1:27, 28; Ezequiel 20:39-42). A palavra de Ezequiel não pode contradizer a esta premissa básica.
Ezequiel não disse que Deus iria voltar a reunir os israelitas e depois purificá-los. Ele simplesmente disse que Deus iria fazer duas coisas para o Seu povo: Ele quer voltar a se reunir e purificá-los. Ezequiel não especificar a seqüência desses eventos, nem ele insinuar que um determinado período de tempo seria separá-los.
Historicamente, foi a descrença que impediam os israelitas de entrar na terra de Canaã, pouco depois de sua libertação do Egito (Números 14:23). Se a incredulidade impediu a entrada inicial para a terra de Canaã, que dificilmente pode ser a condição para um retorno!
Um cumprimento futuro
Isso não quer dizer que nunca poderá haver um futuro cumprimento do Velho Testamento, Deus promete a Abraão e seus descendentes. Por um lado, dificilmente pode ser contestado que as profecias de restauração não foram totalmente preenchidas após a restauração dos judeus do cativeiro babilônico. Por conseguinte, é conveniente procurar um atendimento mais completo em um momento posterior. No entanto, na procura de uma maior satisfação, é importante reconhecer que as profecias sobre a restauração de Israel pode ser cumprida de duas maneiras: literal e figurativamente.
territorial promessa de Deus para os descendentes de Abraão foi literalmente cumprida quando os israelitas tomaram a terra de Canaã, após o êxodo do Egito. Josué declarou: "O Senhor deu a Israel toda a terra que jurara dar a seus antepassados, e eles tomaram posse dela e se estabeleceram lá. . . . Não é um Senhor de todas as promessas de bom para a casa de Israel falhou, cada um foi cumprido "(Josué 21:43, 45).
Além disso, as profecias do Velho Testamento, prevendo a restauração dos judeus à Palestina após seu cativeiro babilônico foram literalmente cumpridas pelo remanescente de judeus que retornaram à Palestina, sob a liderança de Zorobabel, Esdras e Neemias.
No entanto, a promessa de Deus tanto para dar Canaã aos descendentes de Abraão e sua promessa de restaurar Israel após o cativeiro na Babilônia, também foram cumpridos em sentido figurado. Paulo explicou que as promessas de Deus "feita a Abraão e sua posteridade," foram cumpridas através de Cristo, porque Ele é o epítome da Semente de Abraão (cf. Gálatas 3:16, 29).
Este cumprimento figurativa pode ser entendida de duas maneiras. Primeiro, ela tem sido cumprida nos últimos 2.000 anos pela reunião dos gentios na igreja cristã. Este ponto é particularmente evidente a partir de uma afirmação do apóstolo Tiago fez. James presidiu a um conselho da igreja que se reuniu com o propósito explícito de decidir como se relacionar com os muitos gentios que Paulo estava trazendo para a igreja em suas viagens missionárias através da Ásia Menor (actual Turquia) e na Europa.
Quando o município parecia ter chegado a um impasse, James disse: "Irmãos, ouvi-me. Simão [Pedro] descreveram-nos como Deus em primeiro mostrou sua preocupação tomando dos gentios um povo para si. As palavras dos profetas estão de acordo com isso, como está escrito: "Depois disto voltarei / e reconstruir tenda caída de Davi. / Suas ruínas Eu vou reconstruir, / e vou restaurá-lo, / que o resto dos homens busque o Senhor, / e todos os gentios que levar o meu nome, / diz o Senhor, que faz essas coisas '/ que foram conhecidos para as idades "'" (Atos 15:13-18).
James aqui citou uma profecia do Antigo Testamento profeta Amós em relação à restauração do reino de Davi (Amós 9:11, 12), que traria a reunião dos gentios. Ele declarou que essa profecia estava sendo cumprida por meio da reunião dos gentios, não em Israel literal, mas dentro da igreja cristã. Este é um exemplo claro de um cumprimento no Novo Testamento figurativa de uma profecia do Antigo Testamento sobre a restauração de Israel.
A nova terra
Vemos outro cumprimento figurativa da promessa de Deus para restaurar Israel à Terra Prometida, no Novo Testamento é a promessa da posse definitiva da nova terra por todo o povo de Deus. Hebreus, por exemplo, explica que Abraão e seus descendentes acreditar viu o cumprimento final da promessa da terra de Canaã, e não em um retorno à terra, mas sim em chegar a "um país melhor e um celestial" (11:15 , 16). Por conseguinte, Abraão, que havia sido prometido a terra de Canaã ", estava ansioso para a cidade com fundações, cujo arquiteto e construtor é Deus" (vers. 10).
A cidade do futuro será o cumprimento final da promessa de Deus a Abraão que ele iria possuir a terra de Canaã para sempre. Para embutido dentro do Apocalipse descrição da Nova Jerusalém e da nova terra são palavras que lembram da promessa de Deus a Abraão e seus descendentes: "Eu serei o seu Deus" (Gênesis 17:8). Apocalipse diz: "Agora o tabernáculo de Deus com os homens, e ele vai morar com eles. Eles serão o seu povo, e Deus mesmo estará com eles e será o seu Deus "(21:3, grifo do autor). Esta promessa será cumprida na nova terra por todos os descendentes espirituais de Abraão, judeus e gentios.
Todo crente em Jesus é um herdeiro da promessa que Deus fez a Abraão a respeito da terra de Canaã. Mesmo aqueles que não são descendentes de sangue de Abraão, se eles estão em Cristo são "descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa" (Gálatas 3:29).
 
 * Escrituras citou NVI são de A Nova Versão King James, copyright © 1979, 1980, 1982, Thomas Nelson, Inc., Publishers.

Nenhum comentário:

Postar um comentário