quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Defendendo os Dez Mandamentos

O que você acha dos Dez Mandamentos? Obviamente, você já ouviu falar deles, pois quem não ouviu? Mas minha pergunta é (usando as palavras do comentador da Fox News Bill O’Reilly),
O que você diria?
Pregadores populares estão enviando mensagens contraditórias. Alguns proclamam dos púlpitos, “A sociedade está afundando no pecado e deve retornar à lei de Deus!”. No entanto, muitos destes mesmos pastores, quando pressionados sobre o seu dever pessoal de obedecer aos Dez Mandamentos, rapidamente retrucam: “Nós não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça. Os Dez Mandamentos foram escritos para os judeus, não cristãos!”
Qual é a verdade?
Para começar, vamos voltar 3400 anos. Israel tinha acabado de ser resgatado da escravidão do Egito e estava acampado na base do Monte Sinai. Olhando para cima, mais de um milhão de olhos israelitas viram “trovões, e relâmpagos, e uma espessa nuvem sobre o monte, e mui forte clangor de trombeta … Todo o monte Sinai fumegava, porque o SENHOR descera sobre ele em fogo; a sua fumaça subiu como fumaça de uma fornalha, e todo o monte tremia grandemente” (Ex. 19:16-18).
Se estivéssemos no sopé do Monte Sinai naquele dia terrível, estaríamos agitados e trêmulos como todos os outros. Por que fogos de artifício? Por que as manifestações esmagadoras do poder divino? Por que trovão, relâmpago, trompete, fumaça e terremoto? A razão é simples. Tinha chegado o grande dia para o Deus Todo-Poderoso proclamar os Dez Mandamentos (ler Êxodo 20:1-17).
1. Nem as palavras “judeu” ou “Israel” são encontradas em qualquer lugar nos Dez Mandamentos.
2. O segundo mandamento afirma que a obediência a essa lei se aplica à “milhares” de gerações (Êxodo 20:5,6).
3. Os Dez Mandamentos são únicos acima de qualquer outra lei bíblica, comando, demanda ou ritual, porque só eles foram “escritos pelo dedo de Deus” (Ex. 31:18).
4. Deus escreveu os Dez Mandamentos em pedra sólida (ver Ex. 31:18), o que significa que eles são permanentes e são aplicáveis a todas as gerações, inclusive a nossa.
E o Novo Testamento? Será que apresentam os Dez Mandamentos como estando ainda em vigor hoje, ou não? O que diz o Senhor? Aqui está a resposta:
Paulo escreveu: “eu não teria conhecido o pecado senão pela lei Porque eu não teria conhecido a cobiça se a lei não dissesse: ‘Não cobiçarás” (Romanos 7:7). Paulo estava citando o décimo mandamento.
Mais uma vez, Paulo escreveu: “Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra” (Efésios 6:1-3). Paulo estava citando o quinto mandamento.
Tiago escreveu: “Porquanto, aquele que disse: Não adulterarás também ordenou: Não matarás. Ora, se não adulteras, porém matas, vens a ser transgressor da lei. Falai de tal maneira e de tal maneira procedei como aqueles que hão de ser julgados pela lei da liberdade”(Tiago 2:11-12). Tiago estava citando o sexto e sétimo mandamentos.
Jesus Cristo ensinou: “E é mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til sequer da Lei. Quem repudiar sua mulher e casar com outra comete adultério; e aquele que casa com a mulher repudiada pelo marido também comete adultério” ( Lucas 16:17-18). Jesus estava citando o sétimo mandamento, e ele afirmou que “é mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til sequer da Lei”.
Com base nestes versos simples da Bíblia, esta mensagem é clara: os Dez Mandamentos continuam a existir, mesmo nos tempos do Novo Testamento.
Espere um minuto! você pode estar pensando. E todos os textos do Novo Testamento sobre não sermos salvos pela lei? Boa pergunta. É certamente verdade que Paulo é igualmente claro que os cristãos não são “justificados pela lei” (Gálatas 5:4), ou salvos pelas “obras da lei” (Romanos 3:28), ou “sob a lei” (Romanos 6 : 14) e que “Cristo é o fim da lei para justiça de todo aquele que crê” (Romanos 10:4). De facto, estes versos são verdadeiros também, e eu acredito neles. A questão é: como é que encaixamos os textos pró-lei e os textos não-salvos-pela-lei, conjuntamente?
Existe uma maneira bíblica. Aqui está:
Os Dez Mandamentos não foram dados pelo Deus Todo-Poderoso para salvar ou justificar qualquer pecador, mas sim para mostrar aos pecadores seus pecados e sua necessidade de um Salvador. O mesmo versículo no livro de Romanos que diz: “pelas obras da lei nenhuma carne será justificada diante dele”, diz ainda, “pela lei vem o conhecimento do pecado” (Romanos 3:20). Você vê isso? Quando olhamos para os Dez Mandamentos descobrimos os nossos pecados e nossa necessidade de Jesus Cristo.
Quando nos “arrependemos” (Lucas 13:3) de nossos pecados e temos “fé” (Atos 20:21) em Jesus Cristo, Ele vai “perdoar” (1 João 1:9) e dar a nossos corações “o dom do Espírito Santo “(Atos 2:38). Então, como crentes gratos, arrependidos, perdoados, nascidos de novo, e salvos pela graça, devemos, então, guardar a lei que havíamos quebrado porque amamos a Jesus (João 14:15). Afinal, foram os nossos muitos pecados de quebrar a lei que causaram a morte de Jesus em primeiro lugar (compare com 1 João 3:4 com 1 Coríntios. 15:3). Deveríamos, então, optar por continuar com eles?
A resposta de Paulo é: “Deus me livre!” (Romanos 6:15).
O livro do Apocalipse prediz que Deus terá um povo final logo antes da Segunda Vinda de Jesus Cristo que, sendo totalmente salvos pela graça, guardam os Dez Mandamentos, em meio a um mundo enlouquecido. Observe com atenção:
“E o dragão ficou furioso com a mulher, e ele foi fazer guerra ao resto de sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus Cristo” (Apocalipse 12:17).
“Aqui está a paciência dos santos, aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus … Então olhei, e eis uma nuvem branca, e sobre a nuvem um semelhante ao Filho do Homem, tendo em Sua cabeça uma coroa de ouro, e na mão uma foice afiada” (Apocalipse 14:12).
Em 13 de outubro de 2010, mais de um bilhão de pessoas perderam o fôlego diante de seus televisores, enquanto 33 mineiros chilenos que haviam estado presos por 69 dias sob 2.000 metros de rocha foram finalmente retirados das trevas para a luz e abraços de seus familiares. Seu resgate acabou com “o mais longo aprisionamento subterrâneo na história humana. “
Caro leitor, não fique preso por idéias obscuras sobre os Dez Mandamentos. A Santa Lei de Deus ainda existe, assim como ele originalmente a escreveu sobre a rocha sólida há quase 3400 anos atrás. Jesus Cristo é nossa Luz (João 8:12), e Ele ensinou claramente: “Se me amais, guardareis os meus mandamentos” (João 14:15).
Quem defenderá os Dez Mandamentos hoje?

Artigo escrito por Steve Wohlberg publicado no site White Horse Media. Crédito da Tradução: Blog Sétimo Dia http://setimodia.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário