terça-feira, 2 de agosto de 2011

Suor em Gotas de Sangue!




A Bíblia nos diz que enquanto Jesus orava seu suor tornou-se em sangue, o que provocou isso?





E, estando em agonia, orava mais intensamente. E aconteceu que o seu suor se tornou como gotas de sangue caindo sobre a terra. Lucas 22:44
Em muitos dos mais antigos e fidedignos manuscritos não apareciam os versos 43 e 44 deste capitulo, por isto estão em colchetes. Mas em muitos outros manuscritos, também confiáveis, sempre aparecerem tais versos. A evidência textual se inclina  por incluí-los.

É impossível compreender a profunda tristeza e a misteriosa dor que oprimiam a Jesus, quando ele entrou no horto de Getsêmani. A estranha tristeza que lhe sobreveio deixou os discípulos perplexos. Aqui estavam,  o divino e humano Filho de Deus, Filho do homem, sofrendo tal angustia, a qual jamais tinham visto. Em parte, o sofrimento era físico, mas isto era só o reflexo visível do infinito sofrimento de Cristo como portador dos pecados do mundo.

Enquanto o Filho de Deus Se achava curvado no Getsêmani, em atitude de oração, a angústia de espírito que experimentava forçou-Lhe dos poros um suor como grandes gotas de sangue.

O grego traduzido aí como gotas é thrombos, que pode ser traduzido tanto como gota quanto como coágulo. Mas isto é possível? Sim. Tanto a biologia não nega tal possibilidade, quanto a historia registra outros casos. Um que poderia ser citado como exemplo, é o ocorrido com Carlos IX, da Suécia, nas suas últimas semanas de vida. Megeray descreve que “o sangue brotava de todos os orifícios de seu corpo, até mesmo, dos poros de sua pele, de modo que, em uma ocasião, se achou banhado de suor sanguinolento”.  Este termo, ou frase, (de Lc 22:44) traduzido do grego para o português, poderia muito bem ficar como “suor sanguinolento”.

Os comentaristas mais respeitáveis, bem como outros inscritos inspirados são unânimes na compreensão de que era realmente um suor em sangue que saía dos poros do corpo humano de Cristo.
Ele sofreu tanto assim por nós. O que faremos com tão grande amor? Siga a Jesus, não desista nunca dEle. Este amor vale a pena!
 
 
Twitter: @Valdeci_Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário